Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (18), o pré-candidato a vereador em Campo Grande e presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores em Educação, Professor Jaime Teixeira (PT), ressaltou seu foco na educação da capital de Mato Grosso do Sul. Ao falar sobre a educação infantil, o professor destacou o atendimento às crianças de zero a três anos de idade.
O pré-candidato alinhou a realidade educacional de Campo Grande com o plano de decênio para a educação nacional. Segundo ele, a porcentagem de crianças de zero a três anos que receberam vagas nos Centro de Educação Infantil (Ceinf) na capital está em 38%, havendo portanto um déficit em relação ao plano nacional, que aponta que pelo menos 50% das crianças precisam estar matriculadas.
“Nós temos um plano nacional que está em vigor […] ele foi publicado em 2014, está vencendo este ano, mas uma das metas que a educação infantil de zero a três anos teria que chegar, é a de atender no mínimo 50% por cento da sua necessidade em cada município do Brasil, esse é o grande gargalo da educação, porque nós temos hoje atendimento a apenas 38%”.
Conforme o professor, Campo Grande possui cerca de sete mil crianças na fila de espera por uma vaga no Ceinf. Para solucionar o problema, a Prefeitura Municipal precisa construir 40 novos Centros de Educação Infantil.
“Nós temos hoje dados oficiais do município dizendo que nós temos sete mil crianças na fila aguardando uma vaga para a educação de zero a três anos. Isso significa que o próximo prefeito vai ter que, em quatro anos, construir no mínimo 40 Ceinfs para poder atender essa população. A educação precisa realmente de um representante”, concluiu.
.
Texto por Reuel Oliveira