A câmara de vereadores realizou na segunda-feira (17) a audiência pública com foco no comportamento suicida e autolesão entre os jovens.
A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e de Direitos Humanos.
A presidente da Comissão, Vereadora Luiza Ribeiro (PT) falou a respeito do tema da audiência. Para ela, o comportamento suicida e a autolesão não são atitudes individuais, mas deveriam ser de responsabilidade de toda a comunidade.
“A questão do suicídio e da autolesão deve ser compreendida não só como um ato individual da pessoa. Hoje já se entende que o meio pode influenciar, então a gente tem que trabalhar a questão da prevenção do suicidio através de uma rede de apoio”, disse.
A vereadora ressaltou a necessidade de falar sobre o tema e debater também a melhoria nas políticas públicas de prevenção.
“Os instrumentos de prevenção precisam ser implantados […] a nossa rede de atenção psicossocial formada pelos CAPS também é insuficiente. Nós deveríamos ter mais quatro CAPS e não temos isso. Então nós precisamos melhorar a a política pública de prevenção ao suicídio para assegurar que as pessoas tenham menos sofrimento e prossigam em suas vidas”, ressaltou.
Conforme o Boletim Epidemiológico “Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil” de 2022, o Mato Grosso do Sul é o quarto estado do país com o maior índice de suicídio, com 10,3 casos a cada 100 mil habitantes.
Foto: Assessoria
Texto por: Reuel Oliveira