Prefeitura cria Centro de Operações de Emergências (COE) para COVID-19

Foi criado ontem (16) um Centro de Operações de Emergências (COE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para estabelecer ações de combate e controle à Covid-19, doença provocada pela mutação do corona vírus descoberta em dezembro do ano passado. Campo Grande possui dois casos confirmados da doença. 

A criação do COE foi baseada na necessidade de se estabelecer um plano de resposta e uma estratégia de acompanhamento e suporte aos casos confirmados e suspeitos. O centro irá utilizar-se do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. 

O COE atuará de forma conjunta com outros órgãos e setores internos e externos à Sesau e terá vigência de seis meses, podendo ser prorrogado por períodos consecutivos, caso haja a necessidade, baseado nos indicadores epidemiológicos. 

Dentre as atribuições do COE-Covid-19 estará a análise de padrões de ocorrências, a distribuição e a confirmação de casos positivos para a doença. O centro também irá elaborar fluxos e protocolos, assistência e laboratório para enfrentamento do vírus na rede pública. 

O COE também deverá capacitar os servidores municipais e de entidades privadas, sendo elas conveniadas ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que haja um padrão nas medidas tomadas para um aumento nas respostas para a Emergência de Saúde Pública. 

Servidores de todos os setores da Sesau participarão do centro, sendo um representante do gabinete, um de cada uma das superintendências, além da coordenadoria-geral de planejamento e gestão participativa, de vigilância epidemiológica, da rede de Urgências e da unidade de resposta rápida (URR). Participará também a assessoria de imprensa da secretaria e demais áreas, conforme a necessidade.