
.
De olho no desenvolvimento que o setor industrial proporciona para a cidade, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, participou da apresentação do ‘Panorama Industrial’ e do Observatório da Indústria de MS, na FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), na manhã desta quarta-feira (7).
“Aproveitei a reunião de apresentação do Panorama Industrial e do Observatório da Indústria da Fiems, para demonstrar o interesse da Câmara Municipal em atuar junto à Federação e ao Governo do Estado, visando atrair novos empreendimentos industriais para o município. Afinal, aqui temos as universidades, os centros de capacitação profissional e um terço da população”, afirmou Papy.
Além do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do governador Eduardo Riedel, também participaram do evento o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e integrantes da diretoria do Sistema Fiems.
Atualmente, Mato Grosso do Sul é o Estado que mais recebe investimento privado no País, com mais de R$ 105 bilhões. A previsão de crescimento da economia para 2025 é de 4,8%. Segundo dados do IBGE, o Estado apresentou a maior taxa de crescimento da indústria de transformação: 80% nos últimos cinco anos.
“Tudo que tem acontecido no Estado é consequência de um grande trabalho que envolve os setores privado e público, além da política. Eu destaco muito sempre a harmonia entre os poderes em torno dos quatro grandes eixos que são próspero, verde, digital e inclusivo, eles são fundamentais para que a gente avance. Somos o Estado que mais vai crescer no Brasil, com pleno emprego”, disse o governador Eduardo Riedel.
Estima-se que mais de 12 mil novos empregos sejam criados no Estado pelo setor industrial nos próximos anos. “O setor industrial hoje tem zero desemprego, inclusive existem mais de 25 mil vagas de emprego abertas nas indústrias. E com os diversos projetos de novas fábricas em andamento, a demanda por mão de obra aumentou muito. Tanto o Sistema Fiems como o governo do Estado têm construído inúmeros trabalhos para que a gente possa dar continuidade a esse momento próspero”, disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
“A Capital tem que acompanhar o crescimento que ocorre no Estado, que atraiu R$ 120 bilhões de investimentos privados nos últimos anos. Industria é tudo de bom: gera empregos, impostos e aquece toda a economia, ativando o comércio e os serviços”, completou o presidente Papy.
Fórum Pré-COP30 em Bonito
Nos dias 29, 30 e 31 de maio, Bonito será palco do Fórum Pré-COP30. Organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) e com apoio do Sistema Fiems e do Governo do Estado, o evento deve reunir autoridades, especialistas, empresários e lideranças nacionais para discutir transição energética, descarbonização da economia, mudanças climáticas e os caminhos que o Brasil trilha rumo à COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).
Observatório da Indústria
O Observatório da Indústria do Sistema Fiems é uma plataforma com dados socioeconômicos e da indústria local. O observatório sul-mato-grossense está integrado à rede nacional de observatórios da indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O objetivo da ferramenta é oferecer a empresários, investidores, gestores públicos e à sociedade uma visão abrangente do panorama econômico, facilitando a identificação de tendências, desafios e oportunidades para a atividade industrial no Estado, por meio de painéis e boletins intuitivos e acessíveis.
- Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande