Frente fria deve atingir Mato Grosso do Sul já na primeira semana do ano
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam chuvas em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul já na primeira semana de 2023.
De acordo com o meteorologista Cleber Souza, a primeira semana do ano será bastante instável e chuvosa pelo menos até a próxima quarta-feira (4).
“Em razão de uma frente fria que se aproxima do Estado neste domingo (1º) e ganha força entre segunda e terça-feira, Mato Grosso do Sul pode contar com temporais significativos em algumas regiões. Fato é que neste momento todo o Estado está sob alerta laranja e as chuvas podem ser mais volumosas já nos primeiros dias do ano”, destacou Souza.
Conforme o meteorologista, as máximas não devem ultrapassar os 30ºC em Campo Grande pelo menos até a próxima quinta-feira (5), quando o sol deve aparecer. Antes disso, os termômetros indicam chances de temporais, céu nublado com muitas nuvens.
“Indicamos que a população sempre se atualize quanto às condições de tempo, entretanto, as chuvas devem ser mais volumosas no início da semana, sendo difícil ‘cravar’ quais as regiões com mais volume. O tempo deve se estabilizar somente a partir da próxima quinta-feira, período em que a frente fria deve deixar o Estado e seguir no sentido do Mato Grosso”, frisou o meteorologista.
Em Campo Grande, os termômetros indicam mínimas entre 22ºC e máximas de 29ºC, com ventos moderados, há chances de chuva em qualquer região da Capital.
Em Dourados, região sul do Estado, a temperatura mínima deve se estabelecer entre 23ºC com máximas de 31ºC, sem muitas nuvens, chuvas isoladas e pancadas de chuva devem atingir a região.
Condições similares em Ponta Porã, onde a mínima esperada para a semana é de 22ºC com máximas de 32ºC. Com ventos fracos, o tempo deve ser entre nuvens com pancadas isoladas de chuva.
No norte, em Coxim, os termômetros indicam mínimas de 22ºC e máximas de 30ºC, o céu deve permanecer nublado, com chances de chuva e trovoadas entre a próxima segunda-feira (2) e quarta-feira (4).
Em Cassilândia, as temperaturas máximas devem ser de 29ºC, com mínimas de 21ºC, são esperadas pancadas isoladas de chuva e trovoadas. Em todo o Estado a umidade relativa do ar deve ser de ao menos 60%.
“As condições devem melhorar entre quinta e sexta-feira, período em que a frente fria deve deixar o Estado e o sol deve ser predominante em MS, condições boas são previstas para o próximo fim de semana”, finalizou Cleber Souza.
- Fonte: Correio do Estado