Texto por Reuel Oliveira
No domingo (03) milhares de estudantes participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Neste ano, o Brasil apresentou um crescimento na taxa de participação na prova, com 73,4% dos mais de 4,3 milhões de inscritos presentes nas salas de realização do exame, um aumento de 1,5% em relação a 2023.
Em consequência, a taxa de abstenção caiu para 26,6%.
O índice representa um aumento na participação em relação aos anos anteriores. No ano passado, a taxa de abstenção foi de 28,1% e 28,3% em 2022. Esse aumento é creditado a iniciativas como o programa “Pé-de-Meia”, que visa apoiar estudantes da rede pública a concluírem o ensino médio e participarem do Enem.
Ocorrências
Apesar do aumento na participação, 4.999 participantes foram eliminados por infrações ao regulamento, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O segundo dia de provas do Enem será no domingo (10), com os exames de Ciências da Natureza e Matemática. Os portões terão abertura às 11h e fechamento às 12h. É importante que o candidato se atente aos horários e chegue com antecedência ao local das provas.
O estudante deve portar documento com foto. É importante ressaltar que nesta edição, não será aceito o boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos e cópias.