Primeiro no Brasil, Nioaque é destaque com indígenas adquirindo recursos para produção agrícola em MS

Nioaque foi destaque nacional por ter sido o primeiro município do Brasil a adquirir recursos por meio do Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), do Governo Federal, direcionado aos indígenas para a aquisição de máquinas agrícolas.

Em entrevista ao Jornal da Hora nesta quinta-feira (26), o presidente da Associação dos Municípios de MS e prefeito de Nioaque, Valdir Junior (PSDB) destacou sobre o programa e os benefícios levados ao município. Além disso, reforçou sobre o bom relacionamento que a prefeitura tem com os produtores da região. 

“É o trabalho que nós temos, a relação que nós temos e a dedicação deles também. Nioaque recentemente foi o primeiro dentro da comunidade indígena que entregamos o CAF- Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, que hoje o indígena consegue pegar um dinheiro no banco para poder comprar um implemento agrícola para poder investir em um projeto”, explicou. 

Os beneficiados receberão R$ 40 mil que serão utilizados para a compra de um microtrator com grade aradora, uma roçadeira e demais reparos necessários em sua propriedade. Indígenas e os demais agricultores familiares que precisarem de crédito pelo Pronaf podem procurar um dos escritórios da Agraer distribuídos em todos os municípios. Os extensionistas prestam auxílio com a documentação e ainda elaboram o projeto para ser apresentado ao banco.

Confira a entrevista na íntegra