Procon encontra diferença de mais de R$ 2 entre preço da gôndola para o caixa em supermercado

No local havia produtos vencidos

Após repetidas denúncias de divergência de preços entre a gôndola e o caixa, venda de produtos sem menção do prazo de validade, impróprios para consumo, ou com o prazo de validade já vencido equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, visitou e autuou na última segunda-feira.

Entre os produtos com preço cobrado nos caixas diferente do especificado nas gôndolas, foram encontrados, por exemplo, mistura para bolo, cujo valor seria de R$ 5,69, mas o preço registrado no caixa foi de R$ 5,99. Bebida à base de soja que deveria custar R$ 6,57 o litro, teve o preço elevado no caixa para R$ 6,78. Refrigerante sabor uva R$ 1,59 subiu para R$1,68. A maior diferença de preço encontrada foi em embalagem de creme crocante com extrato de malte, cacau e avelã, de R$ 17,79, por R$ 19,90.

Fiscais do Procon Estadual constataram também que havia produtos expostos à venda, considerados impróprios para o consumo. Embalagens de uva passa preta, com bolor, e embalagens violadas de coxa e sobrecoxa de frango e até uma unidade de peixe,  da espécie pacu, inteiro chamaram a atenção da fiscalização. Havia também produtos sem informação essencial, com relação ao prazo de validade. Entre eles, pacote de mandioca, embalagens de uva passa branca e de coxinha da asa temperada, além de um pacote aparentando ser mocotó, sem qualquer informação.

Dezenas de produtos com prazo de validade expirado foram também recolhidos e descartados na presença da equipe de fiscais. A relação incluiu desde embalagens de flocos de milho pré-cozidos, pacotes de café torrado e moído, feijão branco até linguiça calabresa, todos com validade vencida entre setembro e começo de novembro deste ano. O caso mais grave foi o de embalagem de preparado para caldo sabor galinha, com validade expirada em 20/04/2019.

O Procon/MS recomenda ao consumidor que esteja sempre atento aos valores cobrados no caixa, observando se diferem do que é informado nas gôndolas. E sugere atentar também para as informações relacionadas ao prazo de validade. Para denúncias ou informações, convém ligar 151, das 07h até as 18h30, de segunda a sexta-feira ou pelo whatsapp (67) 9 9158-0088. No site procon.ms.gov.br, também está disponível o aplicativo fale conosco que pode ser utilizado para denúncias.