Procon Estadual realiza ação de orientação e notifica postos de combustível em Bonito

Como parte das  comemorações da Semana do Consumidor, o Procon Estadual de MS, realizou uma ação de conscientização e orientação de estabelecimentos comerciais locais, fiscalização em agências bancárias, lotérica e postos de combustível no que diz respeito ao bom atendimento e cumprimento ao que prescreve o Código de Defesa do Consumidor na cidade de Bonito.

Entre as irregularidades encontradas nos bancos, destaque para a demora no atendimento  nas    duas  agências  visitadas.

(Foto: Procon/MS)

No Bradesco, foram  54 minutos de espera para atendimento, em mesa,  de uma senha preferencial. No caixa, atendimento de idosos, gestantes, mães com criança no colo e portadores de necessidades especiais, a demora foi de aproximadamente 25 minutos quando a legislação prevê, no máximo 15 minutos.

Na  Lotérica Bonito foram encontradas irregularidades nas instalações  sanitárias e bebedouros pra o uso dos clientes e inexistência de comprovantes eletrônicos que possam demonstrar  a demora no atendimento.

No Banco do Brasil o cenário não foi diferente. Muitos clientes tiveram que esperar mais do que o tempo estabelecido em lei para um atendimento na agencia. Alguns casos chegaram a ter pelo menos 50 minutos de espera.

Em relação aos postos de combustível, onde  a equipe do Procon Estadual contou com colaboração de representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP),

Em relação aos postos de combustível, todas  as unidades foram visitadas e  notificadas a apresentar planilhas contendo valores de compra  de óleo diesel, gasolina e etanol nas distribuidoras, bem como os valores de venda ao consumidor de maneira a  calcular o percentual da diferença entre a compra e a venda.


(Foto: Procon/MS)

Ação se deu também com visita a um supermercado ocasião em que foi realizada orientação aos proprietários e  empregados a respeito dos cuidados  a serem dispensados aos produtos  comercializados de forma a  não prejudicar o consumidor.

*Com informações da assessoria