Como parte das comemorações da Semana do Consumidor, o Procon Estadual de MS, realizou uma ação de conscientização e orientação de estabelecimentos comerciais locais, fiscalização em agências bancárias, lotérica e postos de combustível no que diz respeito ao bom atendimento e cumprimento ao que prescreve o Código de Defesa do Consumidor na cidade de Bonito.
Entre as irregularidades encontradas nos bancos, destaque para a demora no atendimento nas duas agências visitadas.
No Bradesco, foram 54 minutos de espera para atendimento, em mesa, de uma senha preferencial. No caixa, atendimento de idosos, gestantes, mães com criança no colo e portadores de necessidades especiais, a demora foi de aproximadamente 25 minutos quando a legislação prevê, no máximo 15 minutos.
Na Lotérica Bonito foram encontradas irregularidades nas instalações sanitárias e bebedouros pra o uso dos clientes e inexistência de comprovantes eletrônicos que possam demonstrar a demora no atendimento.
No Banco do Brasil o cenário não foi diferente. Muitos clientes tiveram que esperar mais do que o tempo estabelecido em lei para um atendimento na agencia. Alguns casos chegaram a ter pelo menos 50 minutos de espera.
Em relação aos postos de combustível, onde a equipe do Procon Estadual contou com colaboração de representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP),
Em relação aos postos de combustível, todas as unidades foram visitadas e notificadas a apresentar planilhas contendo valores de compra de óleo diesel, gasolina e etanol nas distribuidoras, bem como os valores de venda ao consumidor de maneira a calcular o percentual da diferença entre a compra e a venda.
Ação se deu também com visita a um supermercado ocasião em que foi realizada orientação aos proprietários e empregados a respeito dos cuidados a serem dispensados aos produtos comercializados de forma a não prejudicar o consumidor.
*Com informações da assessoria