Procon inicia operação para fiscalizar agências bancárias da Capital

(Foto: Reprodução/ Procon MS)

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) juntamente com a Prefeitura de Campo Grande iniciou  uma operação que está percorrendo agências bancárias da Capital, com o objetivo de cobrar das instituições financeiras o cumprimento da Lei Municipal 4.303, que prevê o tempo máximo de espera nas filas. Até então, já foram aplicadas 139 multas.

De acordo com o subsecretário do Procon Campo Grande, Valdir Custódio, a ação acontece após expressivo número de denúncias sobre o desrespeito e não cumprimento da legislação vigente, o que fez com que o órgão adotasse nova postura perante os bancos.

“O compromisso do Procon é com o consumidor. Antes nós aplicávamos apenas uma multa de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) por visita, mas, como as denúncias se tornaram frequentes, resolvemos aplicar a mesma multa, porém, por pessoa que se sentir desrespeitada”, disse Valdir.

O subsecretário alerta: “Qualquer consumidor que se sentir lesado deve pegar a senha de atendimento e pedir para que o caixa anote o horário que o atendimento foi realizado. Com isso, já ficará materializada a demora, que é de 15 minutos para os dias de atendimento comum, de 20 minutos para os dias de pagamento de salários e de 25 minutos para os dias que antecedem ou são posteriores a feriados prolongados”.

O consumidor poderá acionar o Procon Campo Grande pelo Whats App 67 98469-1001. “No caso de denúncia, o consumidor pode acionar o Procon. É só mandar a foto da senha com a anotação do horário de atendimento”.

A operação segue até o dia 17 de julho e já percorreu agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.

*Informações da PMCG