Procon/MS realizou cerca de 10 mil atendimentos no primeiro semestre do ano

No primeiro semestre de 2023, o Procon/MS, órgão que realiza a orientação e defesa do consumidor, realizou cerca de 10 mil atendimentos em Mato Grosso do Sul. Em entrevista ao Jornal da Hora nesta quinta-feira (06), a secretária-executiva da pasta, Nilza Yamasaki destacou que 35% das reclamações são referentes a serviços financeiros, com maior incidência nos casos envolvendo cartão de crédito.

“Esse é um ponto importante porque a gente começa a olhar onde é que o consumidor está se sentindo mais desprotegido. Em segundo lugar nós temos as questões de telecomunicações, essas denúncias referem-se a questões de telefonia e celular, e em terceiro lugar os serviços essenciais como água, energia e gás que respondem em conjunto por 7% das reclamações”, explicou. 

Há mais de 37 anos instalado em MS, o Procon está espalhado em 44 municípios do estado, porém nas cidades que não tem uma unidade física, é possível ser atendido pelo telefone 151 ou via internet. A secretária explica que todo cidadão sul-mato-grossense pode contar com os serviços da pasta e  garantir seu direito de defesa ao consumidor. 

“Em cada município que tem Procon estruturado, dessas 44 unidades que eu falei, eles também têm a condição de fazer o atendimento registrar as reclamações. Além disso, temos os canais 151 para denúncias e temos a forma de reclamação online, que recebemos em grande quantidade também, pelo nosso site que é o www.procon.ms.gov.br”, concluiu. 

Confira a entrevista na íntegra