Procon Municipal inova com ações sociais para população, destaca o subsecretário José Costa Neto

Com o objetivo de proteger, orientar e educar os consumidores, o Procon Municipal de Campo Grande busca inovar com a instauração de políticas socioeducativas. Entre as iniciativas, está o entendimento de que uma instituição mais orientativa e educativa e menos punitiva pode influenciar melhor a sociedade. 

Para o subsecretário do Procon-CG, José Costa Neto, a população precisa de iniciativas sociais. Em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira (10), ele declarou que a atuação da instituição é voltada para a educação financeira da sociedade, visando o combate ao superendividamento.

“O Procon social é exatamente aquele que o nosso povo precisa. Nós não precisamos de um Procon burocrático ou punitivo. Precisamos de um Procon educativo e orientativo. Hoje é evidentemente que o trabalho é orientativo e educativo e nós temos o núcleo de educação financeira, que é outra vertente que caminha totalmente pró-social”, destacou.

Entre as iniciativas do Procon social está o lançamento da terceira Cartilha do Jovem Consumidor. O objetivo é conscientizar os jovens a respeito de como administrar as finanças. Conforme José Costa Neto, as orientações serão distribuídas em toda a rede de ensino. 

“Nós estamos lançando nos próximos dias a versão três da Cartilha do Consumidor. É uma cartilha muito direcionada aos jovens, onde juntamente com a Secretaria Municipal de Educação nós iremos levar a toda rede de ensino, porque é exatamente nesse período da adolescência que o aluno precisa se educar. Então esse trabalho preventivo é fundamental”, declarou.

Disque 156

Caso o consumidor tenha alguma dúvida, questionamento ou queira realizar uma denúncia, pode ir até o Procon, localizado na Avenida Afonso Pena, 3128, ou ligar na Central de Atendimento 156, clicando na opção 2. Conforme o subsecretário, a denúncia é essencial, mesmo que não seja um assunto de competência da instituição.

Assista a entrevista na íntegra

Foto: Beatriz Rieger
Texto: Reuel Oliveira