Projeção populacional: Índice de filhos por mulher no Brasil deve cair para 1,44 até 2041 e população começará a diminuir

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana suas projeções populacionais para o Brasil. Conforme a previsão, o país deve alcançar seu mais alto índice de habitantes até 2041, e após isso, a tendência é que diminua. 

Foto: Reuel Oliveira

O número máximo de habitantes estipulado é de 220,43 milhões de brasileiros. A queda deve começar a partir de 2042, e alcançar em 2070, 199,23 milhões de pessoas. 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta sexta-feira (23), a Chefe da Seção de Disseminação de Informações do IBGE, Elenice Cristaldo Cano, explicou que o principal motivador para a queda são o número de filhos por mulher. 

Qual é o principal fator que contribui pra isso? É a taxa de fecundidade. O que é a taxa de fecundidade? É a quantidade de filhos por mulher. As mulheres estão tendo cada vez menos filhos. Se a gente olhar por exemplo lá na década de 60, a média era de seis filhos por mulher. Hoje está abaixo de dois. E essa é a tendência até chegar a 2070, cada vez menos, e esse fator vai afetar drasticamente o tamanho da população”, disse. 

A taxa de filhos por mulher chegou a 1,57, enquanto a taxa ideal para a reposição populacional é de 2,1.  A tendência é que em 2041, o índice esteja em 1,44. 

Texto por Reuel Oliveira

Assista a entrevista na íntegra