Projeto de lei do vereador André Luis, que garante bem-estar animal, será votado nesta terça-feira

Visando promover o bem-estar animal, nesta terça-feira (16), a Câmara dos Vereadores irá votar o projeto de lei complementar nº 872/23, de autoria do vereador Professor André Luis, que visa regulamentar o transporte de animais de estimação em carros de pet shop.

O projeto, apresentado pelo vereador após a morte da bulldog inglês Prada, obriga que o transporte de pets seja feito em carros climatizados, com ventilação, iluminação e temperatura adequada.

Além disso, é preciso que os veículos tenham sistema de segurança para imobilizar a caixa de transporte dos animais.

Em sua justificativa, André Luis aponta que, atualmente, os animais de estimação são tratados como verdadeiros membros da família e, dada sua importância, é necessário que haja normas para o tratamento adequado deles, especialmente quando estão em meios de transporte.

O tema foi proposto pelo vereador, que é aliado da causa animal, após saber do caso da bulldog Prada, que foi entregue saudável para o banho e tosa de um estabelecimento e, posteriormente, foi devolvida morta para tutora.

As investigações apontam que a cadela foi vítima de hipóxia, que é a ausência de oxigênio do organismo. No momento do óbito, o animal estava com 41,7ºC e tinha sangue nos pulmões, que podem ter sido causados pelo calor excessivo dentro do veículo de transporte.

Assessoria de Imprensa do Vereador