O Jornal da Hora desta sexta-feira (14) entrevistou alguns fortes nomes da área de gestão esportiva, como Eduardo Marques (Batata), presidente da Federação de Basquetebol de MS, Cláudio Alviço, idealizador do projeto “Adote 1 atleta”, Igor Anderson, proprietário do “Acqua Fitness” e participante do comitê que reivindicou colocar as academias como atividade essencial, além do presidente do Maracaju Basquetebol Clube (MBC), professor Lotti.
O presidente da Federação de Basquetebol de MS, Batata, afirmou que foram aprovados, na Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), dois projetos de apoio ao basquete, principalmente o feminino. “Um desses projetos, o ‘Basquete Para Todos’ já existia desde 2014, mas resolvemos incluir na FIBA e foi aprovado”. Sobre os valores, Batata afirma que “devem vir uns R$18 mil reais divididos nos dois projetos. Daria nove mil para cada, mas em material que será distribuído para os projetos”.
O Presidente do Maracaju Basquetebol Clube, professor Lotti, afirmou que os projetos que eles realizam não são apenas de Maracaju. “É do basquetebol feminino de MS. As outras equipes estarão integradas junto com a Federação. O projeto é uma oportunidade que daremos para os atletas aqui do nosso estado, e futuramente teremos grandes atletas que não precisarão ir embora de MS”.
Em Aquidauana existe o projeto para crianças “Adote 1 atleta”, coordenado pelo Claudio Allviço, onde eles utilizam a modalidade olímpica do ‘Basquete de 3’ para treinar os participantes. O coordenador afirmou que o projeto ajuda muito no desenvolvimento da criança. “Nós usamos como base o basquete de 3, para depois fazer o basquete na quadra normal. É muito bom ver os sonhos se tornando realidade. O projeto ensina às crianças que não podem desistir do esporte, não podem desistir dos sonhos, e os ajudam a ter um norte”.
Recentemente, as atividades físicas foram consideradas essenciais. Igor Anderson, proprietário do Acqua Fitness, falou sobre a conquista. “Nós, juntamente com a Associação das Academias do Estado de MS, e alguns deputados e vereadores, conseguimos fazer a aprovação do projeto, levando em consideração que a atividade física é essencial no combate à pandemia e se enquadra na área da saúde. Então foi uma grande conquista”.
Confira a entrevista na íntegra pelo link abaixo: