Propostas da Semana Lixo Zero são apresentadas aos diretores da Reme

Programada para acontecer entre os dias 18 e 27 de outubro em diversas capitais do país, a Semana Lixo Zero, criada pelo Instituto Lixo Zero e que tem como objetivo difundir o conceito de redução de lixo descartado no meio ambiente e levar a população a refletir sobre os processos socioambientais de produção, foi apresentada nesta segunda-feira (16) aos diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) com o intuito de mobilizar e levar a comunidade escolar a repensar  sobre a real necessidade de  consumo exagerado, buscando minimizar a produção de resíduos.

As propostas de trabalho para serem desenvolvidas pelas escolas durante a Semana Lixo Zero, a qual teve a adesão do município, foram apresentadas pela vice-prefeita, Adriane Lopes, pela primeira-dama, Tatiana Trad, que é presidente da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pela coordenadora do grupo tecnológico do ODS, Mariana Rondon.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e superintendentes da Reme também participaram do evento.  A primeira-dama Tatiana Trad explicou que a Semana Lixo Zero é uma das ações que compõem a Agenda 2030 da ONU, que conta com a adesão de Campo Grande desde 2017.

A Agenda possuí 17 objetivos e 169 metas para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e envolvem temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, entre outras medidas.

A primeira-dama destacou que a Agenda 2030 vai além de um compromisso assinado. “Acreditamos na transformação da sociedade a partir da base, a partir das pessoas que moram no município e são os principais atores que nos ajudam a desenvolver as politicas públicas. As crianças são agentes maravilhosos porque têm um potencial transformador enorme, por isso o trabalho nas escolas é de grande relevância e contamos com a participação de todos porque queremos  deixar um legado e acredito que no futuro vamos falar de lixo de forma diferente, com mais consciência”, afirmou .