Por: Felipe Gotardo
A previsão para esta quarta-feira (27) é de tempo nublado, os sul-mato-grossenses não viram o sol hoje. Ainda há possibilidade de muita chuva para municípios de todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Nesta manhã, Campo Grande amanheceu com tempo fechado e deve ficar nublado durante todo o dia. A chuva pode cair a qualquer hora do dia e a temperatura máxima na cidade não deve passar de 26°C a mínima registra 20°C.
Também há previsão de chuva na região sul do Estado. Em Ponta Porã, o dia fica parcialmente nublado com temperatura que não passará dos 23°C. A mesma previsão é para a cidade de Dourados, com os termômetros marcando entre 19°C e 23°C.
Em Três Lagoas, apesar da previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia, o clima fica mais quente. A mínima será de 23°C e a máxima de 30°C.
Conforme informações do meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, até às 18h da tarde de ontem, a chuva totalizou mais de 104 milímetros só na Capital, volume equivalente a quase 60% de toda a média histórica para o mês. Porém, fevereiro já acumula 358,1 milímetros de chuvas, ou mais que o dobro do esperado para o período.
Temporal
A extensão dos Córregos Prosa e Sóter incluindo os arredores do Parque das Nações Indígenas ficaram totalmente de baixo d’água durante o temporal que começou por volta das 8h da manhã de ontem (27) com menor intensidade e se intensificando a partir das 10h da manhã.
Os alagamentos na Ernesto Geisel também deixaram um rastro de destruição. A rotatória da Rachid Neder voltou ter o asfalto arrancado, necessitando assim dos serviços emergenciais da Prefeitura.
Após as chuvas diminuírem, o prefeito Marquinhos Trad informou que 140 pessoas foram mobilizadas em uma força-tarefa para efetuar a limpeza e reparos emergenciais na cidade.
O Córrego Segredo e o Rio Anhanduí, que são margeados pela Ernesto Geisel, tiveram pontos de transbordamento no Cabreúva e no Taquarussu, próximo ao Shopping Norte-Sul Plaza. Como o córrego encheu, assim chegando a trasbordar, peixes foram parar no asfalto e chamaram a atenção de quem passava. Pelo menos duas pessoas precisaram ser resgatadas de veículos ilhados em meio às águas.
Ruas do Tiradentes, São Lourenço e do Jardim Itatiaia e bairros próximos, bem como no Jardim Paraíso (região do acesso à UCDB) também tiveram ruas alagadas. E na região da Avenida Tamandaré, uma enxurrada danificou o asfalto.
Já no centro da cidade, o prédio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) teve o telhado arrancado por conta do vento forte.