O frio e as férias escolares já causaram reduções drásticas nos estoques de sangue da Rede Hemosul.
A queda no número de doadores já chega a 75%. Por isso a Gerente de Relações Públicas da Instituição, Mayra Franceschi pede pra que os doadores se sensibilizem e sigam a rotina de doação, pois as baixas temperaturas não dão trégua nos hospitais, onde os pacientes continuam necessitando de bolsas de sangue.
A redução nos estoques é para as tipagens O positivo e O negativo, mas todas as demais são bem-vindas.
Para doar sangue na rede Hemosul é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como portar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, ter de 16 a 69 anos – sendo que os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses e as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.
Alguns dos locais para doação são: O Hemosul – Coordenador na Capital, fica na Avenida Fernando Correa da Costa nº 1.304 – Centro; o Hemosul do Hospital Regional de MS, na Rua Eng° Lutero Lopes nº 36 – no Aero Rancho e no Interior no Hemosul em Dourados, Três Lagoas, Paranaíba e também em Ponta Porã.
* Com informações da assessoria.