O Giro Notícias desta quinta-feira (31) recebeu a escritora e poetisa, Raquel Naveira.
O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil. A data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira. O dia 31 de outubro remete à data de nascimento de Drummond de Andrade, conhecido por ser um dos principais nomes da Segunda Geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.
A poetisa Raquel Naveira ressalta que a poesia é fundamental para a educação. “A poesia é uma aliada da educação, as duas representam o conhecimento intuitivo, você transmite uma mensagem com muito mais saber, racionalidade e emoção, através da poesia”.
Raquel Naveira lançou seu primeiro livro em 1989, Via Sacra, um volume de poesia. “Quando lancei esse livro, eu já tinha mais de dez anos de publicação no jornal Correio do Estado, comecei a escrever para eles com vinte anos. A escrita e leitura estão na minha vida desde sempre”.
Durante entrevista à Rádio Hora, Raquel Naveira relembrou sua infância e seu amor pelos livros. “Desde criança sempre fui apaixonada por livros, meu avô foi meu guia, ele amava os livros e colocava sempre a minha disposição. Eu logo percebi que a palavra era a minha forma de expressão, na minha infância livros eram a minha diversão.
Assista a entrevista na íntegra: