Retirar a CNH e novos serviços já podem ser feitos por aplicativo do Detran/MS

Detran/ MS. (Foto: Divulgação)

Por: Felipe Gotardo

Motoristas agora já podem gerar a Carteira Nacional de Habilitação por celular ou tablet, a chamada CNH Digital.

Com a nova ferramenta, desenvolvida pelo Ministério das Cidades junto com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e o Serviço Federal de Processamento de Dados, os motoristas não precisam comparecer ao Detran e nem precisam usar certificado digital pra emitir a carteira.

Para ter a versão digital do documento, basta ter CNH com QR Code. Segundo o Ministério das Cidades, mais de 26 milhões de brasileiros já têm os modelos mais novos do documento, que contam com esta tecnologia.

O modelo, com o QR Code impresso na parte interna do documento, começou a ser emitido em maio de 2017.

Com a versão mais moderna da CNH de papel em mãos, basta fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” na loja oficial do seu celular, que é a Google Play, para usuários de Android, e a App Store, para quem usa iPhone ou iPad.

Novos Serviços

Aplicativo do DETRAN/MS que permite ao usuário utilizar os novos serviços. (Foto: Felipe Gotardo)

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) lançou nesta quinta-feira (27) três novas ferramentas virtuais para facilitar a vida do usuário. A primeira é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital, o CRLV-e, que tem o mesmo valor legal do documento em papel.

O documento é gerado pelo mesmo aplicativo utilizado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a versão digital exibe todas as informações que constam no CRLV impresso e também inclui o QR Code, utilizado para a validação por parte de agentes de trânsito ou policiais.

O segundo lançamento é o aplicativo Detran-Mobile, que permitirá ao usuário pagar multas e licenciamentos, além de consultar informações como a pontuação na CNH . O aplicativo foi desenvolvido pensando na economia de gastos tanto do departamento quanto do usuário, já que evita filas e o deslocamento às agências de trânsito.

A outra novidade apresentada será o painel “Detran em Números”, que dá acesso a dados importantes para a implementação de políticas públicas voltadas para a redução de acidentes, ações de educação e fiscalização. Por meio do site o usuário pode pesquisar qual a frota da cidade onde mora, o número de acidentes ocorridos em determinadas regiões do Estado e as possíveis causas, entre outros conteúdos.