Reunião para debater impactos sociais da Rota Bioceânica acontece nesta sexta; líderes internacionais participam

Acontece nesta sexta-feira (28) a reunião da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM). A reunião irá analisar os impactos sociais que a construção da Rota Bioceânica pode trazer para o Mato Grosso do Sul e outros envolvidos. 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (27), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do MS (Sinticop), Walter dos Santos, falou sobre a reunião. Ele explicou que a reunião vai ocorrer porque a Rota Bioceânica e seus impactos atraíram a atenção da ICM. 

“A ICM viu com bons olhos essa iniciativa aqui no MS e convocou a reunião internacional. A intenção é fazer uma integração com líderes sindicais para fazer um encaminhamento dentro do Mercosul para que faça um acordo de trabalho decente com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica”, disse Walter. 

Irão participar da reunião representantes da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, além da ICM, que possui base no Panamá e o Sinticop. 

A organização é necessária para que haja uma discussão a respeito dos impactos que a Rota Bioceânica poderá trazer para todos os âmbitos sociais. O engenheiro civil, Sandro Omar, também entrevistado do Jornal da Hora, falou sobre os debates que envolvem o trabalhador. Ele ressaltou que a reunião deve debater sobre todos os pontos da integração de forma uniforme. 

“Já existe um viés integracionista […] Eles [ICM] querem aproveitar essa modelagem e construir um mecanismo de um comitê intersindical para poder atuar nos eixos de integração da América do Sul. Todas as entidades classistas irão dialogar e defender bandeiras de uma forma bastante uniforme e tranquila com mediação dos poderes públicos”, explicou Sandro. 

A reunião acontece nesta sexta-feira (28), às 9h por meio da plataforma Zoom. A reunião será aberta ao público e para participar basta acessar o endereço eletrônico sinticopms@gmail.com

Foto: Evelyn Mendonça
Texto por Reuel Oliveira

Assista a entrevista na integra