Encontro remoto acontece nesta terça-feira de manhã
Atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB) e Eduardo Riedel, governador eleito pela mesma sigla, se reúnem remotamente com o presidente eleito, Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva (PT) nesta terça-feira (13).
O encontro entre Executivo de Mato Grosso do Sul e presidente eleito é parte do Fórum dos Governadores, e acontece às 9h de MS. Entre as principais pautas da agenda estão a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Marcado para o último dia 7, o encontro que aconteceria em Brasília havia sido adiado para a uma data ainda a ser definida. Na ocasião, o presidente do Fórum dos Governadores, Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, destacou que o encontro havia sido “adiado a pedido do presidente eleito”.
No último dia 29, Azambuja também destacou o adiamento em uma coletiva sobre a questão salarial dos servidores estaduais.
O encontro pode promover uma primeira audiência de trabalho com o eleito e deve ser pautado pelo ICMS, uma vez que medida que fez cair preço dos combustíveis e também afetou nominalmente a arrecadação tributária.
Pelos cálculos de Azambuja, a regra da redução do imposto deve gerar perdas milionárias aos cofres de MS a partir do ano que vem, 1º ano de Riedel no comando do Estado.
Em entrevista publicada ontem pelo jornal Estadão, Eduardo Riedel, que defendeu a reeleição de Jair Bolsonaro no primeiro e segundo turno das eleições, afirmou que aceita trabalhar com Lula em busca de uma agenda de desenvolvimento do país clara e compartilhada com os estados, dentro de critérios de responsabilidade fiscal.
- Fonte: Correio do Estado