Riedel inaugura maior Hospital Veterinário de Animais Silvestres da América Latina

Com investimentos de R$ 5,1 milhões, terá capacidade de atendimento para 250 animais e funcionamento a partir de amanhã (15)

Foi inaugurado nesta quinta-feira (14) o maior Hospital Veterinário de Animais Silvestres da América Latina. O empreendimento começou a ser construído em 2020 e teve investimento de R$ 5,1 milhões. Inicialmente, terá capacidade de atendimento para 250 animais e estará em funcionamento a partir de amanhã (15). 

Batizado de “Ayty” – palavra tupi-Guarani que significa ninho, cuidado, aconchego – o Hospital será o maior da América Latina no atendimento exclusivo para animais silvestres.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que o Hospital terá também a função educativa em parceria com as universidades. “Mato Grosso do Sul passará a contar com um dos melhores equipamentos da América Latina. Pouquíssimos no Brasil neste padrão, altamente qualificado, especializado, equipado, e que vai prestar o melhor atendimento possível a esse tipo de situação”. 

Riedel também destacou que o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) passará por uma reforma. Além disso, foi anunciado que uma unidade do CRAS será construída em Corumbá, interior do estado, para atender mais animais. 

O Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck anunciou a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para a primeira residência médico-veterinária em animais silvestres do país. “Assinaremos nas próximas semanas a primeira residência médico-veterinário em animais silvestres do país. Faremos um trabalho junto com a UFMS e esses residentes médico-veterinários estarão aqui fazendo sua residência em animais silvestres que também será inédita no país”. 

O médico-veterinário e primeiro diretor do Hospital, Lucas Cazati destaca a importância do local, e que o único outro país que tem um local como este, é Dubai. “Teremos procedimentos de alta e média complexidade. Tratamento de fraturas, cirurgias e implantes. Isso é um hospital como é um hospital de pessoas. Tudo isso que nós já fazíamos no CRAS, mas com outras universidades parceiras para fazer exames, podemos fazer com nossas próprias pernas”. 

Com uma área construída de mais de mil metros quadrados, o novo hospital, localizado no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande, já começa a funcionar com um corpo clínico composto por sete médicos veterinários e especialistas em Zootecnia, Patologia, Biologia, entre outros. O Ayty terá no total 15 servidores entre técnicos e tratadores. O hospital foi construído em uma área anexa ao CRAS. 

Texto: Beatriz Rieger
Fotos: Reuel Oliveira