Declaração ocorreu um dia depois de Vladimir Putin reconhecer a independência de áreas separatistas no leste da Ucrânia
O governo da Rússia informou que está pronto para negociar com os Estados Unidos. O anúncio se deu um dia depois de o país reconhecer territórios no leste da Ucrânia como parte da Rússia, além de enviar tropas para a região.
“Mesmo nesses momentos tão difíceis, nós dizemos: estamos prontos para negociações”, disse Maria Zakharovam, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em entrevista coletiva.
Segundo a diplomata, o chanceler Serguei Lavrov irá a Genebra discutir a crise com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na quinta-feira 24.
Ontem, a Rússia reconheceu as cidades ucranianas Donetsk e Lugansk como repúblicas populares. Os municípios abrigam 4 milhões de pessoas, a maioria de ascendência russa.
Desde novembro do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, tem concentrado tropas em exercícios militares em torno da Ucrânia — 150 mil delas, pelo menos, segundo os EUA.
O presidente russo negou que irá invadir o país, mas, depois de reconhecer os territórios rebeldes, determinou que tropas russas o ocupem numa missão de “força de paz”.
- Fonte: Revista Oeste