Sancionada lei que autoriza exemplar da Bíblia Sagrada em escolas de MS

Lei autorizativa prevê que Bíblia possa ser doada por pessoas físicas e jurídicas no Estado e que precisam estar em local visível e de fácil acesso de alunos, professores e demais usuários

Foto: Reprodução Midiamax

O governador Eduardo Riedel sancionou a lei nº 6.376/24, que dispõe sobre autorização de disponibilização de exemplares da Bíblia Sagrada nas unidades de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. A sanção foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado de MS) desta quinta-feira (26).

Conforme a lei, que entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário”, também autoriza o Poder Público a manter exemplares da Bíblia Sagrada nas unidades escolares, sendo autorizada a doação de exemplares por pessoas físicas e jurídicas do Estado de Mato Grosso do Sul.

De autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos),a legislação sancionada gerou discussão entre Vaz, a deputada Gleice Jane (PT) e do deputado Pedro Kemp (PT) no início de dezembro, quando foi apresentada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, Jane declarou seu voto contrário ao projeto, pois, apesar de ter caráter autorizativo, autoriza apenas o símbolo de uma religião, a cristã.

Ao defender o PL, Vaz disse que as escolas estão uma “podridão”. “Se os nossos alunos; nossas crianças fossem criadas lendo a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, eu tenho certeza que as escolas estariam muito melhores; não estaria essa podridão que está as escolas”, opina o parlamentar.

O Republicano ainda disse que “muitos não querem que as salas de aula sejam filmadas porque querem introduzir nas escolas”, mas não informou claramente o que se tratava e nem quem. Gleice Jane respondeu que Vaz havia culpado professores pela “podridão” nas escolas e que acha a acusação grave.

No total, 18 deputados votaram a favor do projeto, com exceção de Gleice e o correligionário Zeca do PT.

Fonte: Midiamax