SAS conclui oficinas para entrevistadores do CadÚnico e fortalece atendimento aos usuários

Com foco na qualificação do atendimento à população, a Secretaria de Assistência Social (SAS) concluiu, esta semana, o ciclo de oficinas para entrevistadores do Cadastro Único e finalizou as capacitações do ano para os servidores que atuam nas 26 unidades entre Cras, Central do Cadastro Único e Centros de Convivência.

Realizada em quatro módulos no decorrer de 2023, a capacitação foi oferecida pela equipe da Gerência de Gestão do Cadastro Único em conjunto com a Escola Municipal do SUAS, atendendo uma média de 80 profissionais.

“A capacitação teve como objetivo promover a contínua qualificação do atendimento à população de baixa renda que necessita acessar os programas sociais vinculados à Política de Assistência Social em todas as esferas do Governo”, explicou a gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão.

Durante a capacitação, os participantes trabalharam ações voltadas ao preenchimento dos formulários de cadastramento, sistemas de informações e principalmente o alinhamento do trabalho. As equipes também foram até às unidades acompanhar o trabalho dos entrevistadores, esclarecer dúvidas e alinhar as ações.

Segundo a assistente social e técnica Paula Ribeiro, a oficina foi importante para reciclar o conhecimento dos entrevistadores, garantindo a fidelidade das informações, já que este ano o Governo Federal fez uma série de mudanças nos procedimentos de cadastro com o objetivo de evitar inconsistências nas informações.

“Essas medidas ajudam a garantir que realmente apenas as pessoas em vulnerabilidade social sejam atendidas pelos programas do governo”, disse a técnica.

Entre as principais mudanças ela destaca os novos documentos exigidos para as pessoas com cadastro unipessoal e a alteração automática de renda feita quando o Governo Federal considerar necessário após o cruzamento de dados, apesar de a renda ser autodeclaratória.

Para a entrevistadora social, Shirley dos Santos Espinoza, que atua no Cras Guanandi, as capacitações abriram portas para esclarecimento de dúvidas que surgem no cotidiano. “Elas dão mais segurança pra gente trabalhar e exercer com responsabilidade a nossa função. O fluxo que eles estabeleceram deu norte ao nosso atendimento, facilitando no momento da entrevista do cadastro único”, pontuou.

O Programa

Desde 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Por ser um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, é fundamental as capacitações permanentes para atualizar os técnicos quanto às alterações no sistema, pois dessa forma o Governo Federal pode conhecer melhor a realidade socioeconômica dessa população.

Fonte: Prefeitura de Campo Grande