MS recebeu mais de 85 mil doses da Coronavac, número que cobre a parcela em atraso
Mato Grosso do Sul deve regularizar a imunização em atraso da segunda dose de Coronavac até sábado, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. A celeridade na aplicação das doses do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotec foi possível após o recebimento de 85.200 vacinas na segunda-feira.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 74 mil pessoas ainda aguardam pela segunda etapa de imunização. Como estímulo à agilidade na aplicação das vacinas, a Pasta encaminhou apenas 70% das doses a cada município, de acordo com seu público-alvo.
Segundo Resende, os 30% de doses de Coronavac em estoque serão entregues amanhã aos municípios que já usaram seus 70% de vacinas. “Devemos vacinar todo mundo na própria sexta-feira e no mais tardar, no sábado”, afirmou.
Itaporã e Pedro Gomes foram as primeiras cidades a alcançarem as primeiras cidades a alcançarem 70% de vacinação referente à segunda dose de Coronavac. A SES orienta que os 79 municípios do Estado realizem uma força-tarefa para colocar em dia a imunização da vacina sino-brasileira.
Com aplicação das doses até as 23h, a Capital bateu recorde de vacinação na terça-feira, com 17 mil pessoas imunizadas com a dose de reforço da Coronavac.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), informou que para a regularização da vacinação é necessário aguardar o recebimento de novos carregamentos de imunobiológicos, sendo assim, “não há estimativa para que todas as pessoas que esperam pela segunda dose recebam a vacina”.
O município recebeu nesta semana 27.390 doses do imunizante do Instituto Butantan. Para Resende, a celeridade na campanha de vacinação contra o coronavírus em Campo Grande ocorre por causa da estrutura invejável dos drive-thrus, além de parcerias com o setor privado e universidades.
“A Capital é responsável por grande parte da boa performance que o Estado possui. Pedimos agora, para que os outros municípios tenham mais empenho na aplicação das doses”, reiterou o secretário.
Até as 18h de ontem, 10,6 mil doses haviam sido aplicadas em Campo Grande. Por volta de 28% dos campo-grandenses já receberam, pelo menos, uma dose de vacina contra a Covid-19.
- fonte: Correio do Estado