
Foi dada a largada na segunda-feira (22) o torneio de jogos na Arena Challenge e Team Arena que faz parte da programação do Sebrae Inspira Inovação na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), na UFMS, em Campo Grande. O espaço além de torneio de games também traz muitas palestras e oficinas que ajudam os jovens a visualizar esse mercado de games como um mundo ainda pouco explorado de oportunidades.
Existe uma comunidade de gamers no estado que, inclusive, pretende criar uma associação de jogadores com o objetivo de fortalecer o mercado sul-mato-grossense. Com o avanço das possibilidades, o setor também deve passar por uma mudança na relação dos pais com os jogos eletrônicos, uma vez que a profissionalização faz com que eles sejam vistos de maneira mais positiva.
E para entrar nessa área, a analista de startup do Sebrae/MS, Patrícia Pereira, afirma que há muitas opções para empreender nesse mundo, que vão desde desenvolvimento dos jogos, a parte musical, ilustração, dublagem, estratégia do jogo, entre outras linhas de atuação.
O jogador profissional Gustavo Rosa, campo-grandense de 21 anos, destaca a necessidade de fomentar e incentivar jovens a conhecer melhor este mercado. “Você não vai começar ganhando R$ 2 mil por mês, mas se for buscar desenvolver suas habilidades, fazer contato e ter visão fora do comum e buscar alternativas em meio a este mercado que tem tantas possibilidades de expansão”.
“O jogador precisa desenvolver várias características empreendedoras para atuar na área como estratégias, relacionamento, networking e planejamento”, destacou Patrícia Pereira, ressaltando que o Estado precisa de empresas que acreditem nessa ideia do game para fazer mais parcerias, visto que se apresenta como uma oportunidade de divulgação da marca não só no Brasil como no mundo.
Investidor na área de games, Rodrigo Faleiros, destaca que o mercado de jogos está em plena expansão e vem mostrando rentabilidade anos após ano, “é um mercado atrai tanto público quanto profissionais que querem se profissionalizar na área”, comentou. Ele diz que a área exige curiosidade, atrai tanto os interessados por games, quanto investidores e aqueles que querem se capacitar. “Existe um grande campo de atuação para artistas, músicos, dubladores e, além disso, toda a parte de programação e desenvolvimento”, relatou.
*Informações Sebrae MS