Sebrae MS: Cidade Empreendedora potencializou a economia de 36 municípios de MS, diz Claudio Mendonça 

Em entrevista ao Jornal da Hora nesta sexta-feira (07), o diretor-superintendente do Sebrae MS, Cláudio Mendonça destacou sobre o encerramento do programa Cidade Empreendedora, que circulou no interior de Mato Grosso do Sul, em 36 municípios. 

Em MS, o programa teve início em 2018, sendo a principal estratégia do Sebrae/MS para alavancar a economia e desenvolvimento. No caso, os municípios recebem diversas ações, com o foco em capacitar os empreendedores e melhorar o ambiente de negócios. 

“Nós tivemos 26 mil novas empresas abertas nos últimos três anos nesses municípios, isso significa uma oportunidade para que as pessoas possam ter renda. Nesses municípios em que nós trabalhamos a cidade empreendedora, nós trabalhamos com uma uma proposta, alguns mais na parte pública, realmente quero melhorar as compras públicas trabalhando dentro da prefeitura os pregões as licitações todas para que eles possam comprar do pequeno”, destacou. 

Foram 18 municípios que encerraram o ciclo regular, sendo eles Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Deodápolis, Ladário, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo e São Gabriel do Oeste. 

Além disso, outros 18 municípios concluíram o ciclo Expansão (uma segunda fase de acompanhamento oferecida pelo Sebrae desde 2023, após a finalização do ciclo regular, com ações para dinamizar a economia e promover a competitividade), sendo eles Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos. 

Nos últimos 15 meses, foram realizados mais de 230 mil atendimentos, nesses 36 municípios, com cerca de 39 mil empresas distintas sendo contempladas. De acordo com a Receita Federal, neste mesmo período, foram cerca de 11 mil MEIs formalizados, um aumento médio de 25%. 

Cláudio destaca que o programa fomenta o empreendimento local e potencializa, ainda mais, a economia dos municípios, ao incentivar que a população local produza e empreenda. 

“Temos exemplo de Bela Vista, um município, lá da fronteira, que de R$1,5 mi que ele foi comprar, R$1,3 mi foi só do pequeno comércio local, da economia local. Quer dizer, isso fortalece a economia local”, disse. Este foi apenas um dos casos de sucesso, ele enfatiza que quase todas as cidades tiveram o mesmo resultado. 

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae por meio do 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Confira a entrevista na íntegra