Secretária Cecília Motta afirma que está decidido o calendário escolar de MS a partir de fevereiro

Foto: assessoria

Nesta quarta-feira (07) a secretária de educação do MS, Cecília Motta, esteve presente no Jornal da Hora, conversando com Arthur Mário, para falar sobre como estão os preparativos da volta às aulas do estado neste ano. Segundo ela, em fevereiro os professores retornarão ao trabalho para planejar e organizar as atividades, além de receberem treinamento sobre como agir com os estudantes neste retorno.

De acordo com a secretária, a decisão é de que em março os estudantes estejam presencialmente nas escolas, com a implementação das aulas híbridas, ou seja, metade da turma em um dia e a outra metade no outro dia ou na outra semana, porém os pais terão toda a liberdade de decidirem se os filhos estudarão presencialmente ou não. 

Além disso, Cecília Motta acredita que o retorno das aulas é necessário, pois a escola é também um lugar de refúgio para muitos desses alunos. “É uma faca de dois gumes, pois essa criança fora da escola está na rua, esse jovem está no bar, no circo, está em tudo quanto é lugar, e a escola é muito mais segura se a seguirmos certinho o protocolo”.

Os professores também receberão treinamento para lidar com o acolhimento aos alunos, tendo em vista que muitos desses jovens e crianças voltarão com angústias diferentes. “Alguns estarão com depressão, outros perderam alguém da família, outros viram o pai espancar a mãe, ou vivenciaram tantas coisas, que o socorro desse estudante está na escola” afirmou. 

Com o retorno das atividades presenciais, ficou definido um protocolo de biossegurança com medidas de higienização, aferição de temperatura, distância mínima de 1,5 metro por estudante, disponibilização de álcool em gel pela escola e horário diferenciado de entrada e saída dos estudantes. Além do mais, cada aluno receberá três máscaras reutilizáveis.