Estado possui 62% da rede em tempo integral e já formou cerca de 20 mil técnicos com ensino médio profissionalizante
.
Os investimentos no setor econômico em Mato Grosso do Sul e o desenvolvimento do estado, demandam mão de obra qualificada para atuar na indústria e no comércio. Diante desse cenário, a Rede Estadual de Ensino desempenha um papel importante para a formação de futuros profissionais através da oferta de cursos técnicos, ensino em tempo integral e incentivo à capacitação.
Em entrevista para o Jornal da Hora, na manhã desta segunda-feira (06), o Secretário de Educação, Helio Daher, falou sobre os esforços do estado para integrar o ensino médio a cursos técnicos, em parceria com instituições como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Sistema S. De acordo com o secretário, cerca de 21 mil jovens profissionais já foram formados e entregues para o mercado de trabalho em MS. “Atingimos no ano passado a meta de ter uma escola em tempo integral em cada município do estado. Hoje temos 62% da nossa rede oferecendo ensino em tempo integral”, afirma.
Com a demanda para o ensino médio suprida, a Rede Estadual de Ensino oferta em 2025, 15 mil vagas de ensino em tempo integral, sendo que 12 mil delas são para crianças matriculadas no ensino fundamental e 3 mil para estudantes do ensino médio.
Além do trabalho realizado nos municípios, Hélio destaca a atuação em aldeias e comunidades quilombolas e a importância das escolas agrícolas para oferecer cursos técnicos e formar profissionais preparados para o novo agronegócio, vinculado à tecnologia no campo.
.
Assista a entrevista na íntegra: