Nesta terça-feira (26) o jornalista Arthur Mário entrevistou, no Jornal da Hora, o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, que falou sobre a logística de distribuição das vacinas contra o coronavírus e quais as expectativas com a imunização da população.
Para distribuir a primeira remessa de 158.760 mil vacinas, o secretário revelou que foi elaborado um esquema de cooperação junto com o corpo de bombeiros, militares, polícia civil e secretaria de estado. “Estamos fazendo uma operação muito bem organizada, planejada. Estamos dando verdadeiramente um show na distribuição dessas vacinas. Em apenas 12 horas, todas elas já estavam nos municípios sul-mato-grossenses”.
Sobre as expectativas com a imunização, ele afirma que de seis a oito meses acredita que pelo menos 70% a 80% da população tenha recebido o imunizante. “Eu espero que tenhamos um fluxo regular de vacinação, que essa politização seja superada, e que de seis a oito meses tenhamos a tranquilidade de voltar ao novo normal”.
Além disso, as vacinas recebidas da CoronaVac são para duas doses, que devem ser dadas com intervalo de 14 a 28 dias, ou seja, tem vacina guardada para a segunda aplicação. Já a remessa de 22 mil doses recebidas da AstraZeneca, é para ser usada toda na primeira dose, já que a segunda aplicação deve ser dada 90 dias depois. Assim, espera-se que, nesse intervalo, haja a produção de mais imunizantes para ser liberada à população.
Assista a entrevista na íntegra e confira mais informações: