Nesta segunda-feira (18) tem inicio a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com foco nos adultos jovens de 20 a 29 anos de idade. A imunização dessa faixa etária segue até o dia 30 de novembro nas 69 unidades básicas e de saúde da família (UBS e UBSF) de Campo Grande.
Na primeira etapa de vacinação contra a doença, realizada de 07 a 25 de outubro, foram imunizadas 3825 crianças de seis meses a menor de cinco anos.
As crianças entre seis meses e menores de um ano continuarão sendo imunizadas, conforme orientação do Ministério da Saúde e respeitando os locais referenciados para cada faixa de idade.
Além da vacinação contra o sarampo, as crianças que estiverem com doses pendentes e que os pais levaram o cartão de vacinação, terão a vacinação regularizada.
Cobertura
A cobertura vacinal do município de Campo Grande em relação a tríplice viral ( que previne os vírus da caxumba, sarampo e rubéola) é de 114%, ou seja, superior a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.
As altas taxas de coberturas vacinais com a vacina tríplice viral proporcionam proteção con-
tra o sarampo, caxumba e rubéola e faz parte da rotina de imunobiológicos ofertados à população pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunização.
Casos
Até o dia 16 de outubro foram notificados 27 casos de sarampo em Campo Grande, sendo 1 caso confirmado e quatro em investigação. A região com maior prevalência de casos notificados é a do distrito Anhanduizinho.
As crianças apresentam um número superior de notificações ao registrado na população geral, sendo as faixas etárias mais susceptíveis a complicações e óbito por sarampo.
As pessoas mais suscetíveis a complicações e óbitos por sarampo são as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade, pessoas desnutridas ou com deficiência de vitamina A.