Segundo o PNAD, 15 mil pessoas conseguiram emprego em MS no segundo trimestre de 2019

Em Campo Grande são cerca de 8% de pessoas desempregadas, disse Elenice Cristaldo
Foto: Alex Nantes

Por Alex Nantes

O Jornal da Hora desta terça-feira (3) recebeu a Supervisora de Comunicação do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) de Campo Grande, Elenice Cristaldo. Ela trouxe dados sobre o mercado de trabalho, que foi divulgado através da Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílios (PNAD).

A pesquisa revelou que no segundo trimestre de 2019 houve uma diminuição na taxa de desocupação, ou seja, desempregados em Mato Grosso do Sul. 15 Mil pessoas conseguiram um emprego em comparado ao trimestre anterior. “Por mais que tenha diminuído o desemprego, aumentou a informalidade”, disse a supervisora.

Houve também aumento das pessoas que estão trabalhando por ‘conta própria’, como os ambulantes. “A criatividade do brasileiro em vender as coisas é um ponto positivo, só aqui no estado 292 mil pessoas que estão trabalhando sem estar com a carteira assinada, isso representa 17,3% na estatística”, falou.

A pesquisa concluiu que mais de um milhão de pessoas estão empregadas no Mato Grosso do Sul, mas 120 mil ainda estão em procura de um trabalho. “Em Campo Grande são cerca de 8% de pessoas desempregadas, um número que ainda é alto. No interior a taxa é alarmante, com 92%”, concluiu Elenice Cristaldo.

Assista a entrevista na íntegra: