A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Diariamente são registrados inúmeros acidentes no trânsito de Campo Grande, e no Dia do Motorista (25 de Julho) a Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito realizou uma ação educativa nas ruas da capital, falando com os motoristas e orientando ciclistas e pedestres também.

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira (26), o Chefe da Divisão de Estatísticas e Sinistros de Trânsito da Agetran, Renan Junior afirmou que é importante a realização dessas campanhas de conscientização, pois boa parte dos acidentes ocorrem por descuidos básicos do motorista na direção. “É importante que as pessoas lembrem que no trânsito a sua atitude ajuda a construir a segurança de todos”.
“A maioria dos casos que nós temos de lesões e de lesões fatais eles poderiam ser evitados, então é importante que a gente lembre sempre as pessoas. Muitas vezes as pessoas imaginam que a educação para o trânsito é coisa para criança, nós temos essa parte, que é muito importante também, mas educação para o trânsito se faz todos os dias e com toda a população que utiliza dele. Então é importante que a gente fale com ciclista, falar com pedestre também”, explicou.
Renan enfatiza que o motorista é responsável pela sua própria segurança, mas que é importante que todos reflitam sobre como mudar esse cenário de acidentes, para que diminuam os casos.
“A primeira preocupação que as pessoas têm é saber quem estava errado [no acidente], é saber quem causou, e o nosso pensamento deveria ser justamente o contrário, ou seja, por que que aconteceu? O que que a gente poderia fazer pra evitar com que novos casos como esse aconteçam? Então talvez esse é o pensamento que muitas vezes a gente não faz e às vezes isso acaba caindo na rotina”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra