Para o presidente, é necessário se preocupar desde já com o futuro dos jovens
Por Reuel Oliveira
A Secretaria Municipal da Juventude de Campo Grande, Sejuv, tem a missão de preparar e cuidar dos jovens da capital, proporcionando cursos, aulas e cuidados mentais e psicológicos que fazem parte dos direitos de cada um. Pensando nisso, a secretaria iniciou as inscrições do curso preparatório para o Enem 2023, que será de cunho gratuito e contará com um período de inscrições até o dia 07/07.
Foram liberadas até 400 vagas para o curso, e as aulas serão ofertadas nos períodos vespertino e noturno. Em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (04), o secretário da Sejuv, Maicon Nogueira falou sobre a oferta das aulas. Para o secretário, uma das ideias do curso é fazer com que o estudante de escolas públicas possam concorrer de igual para igual com alunos de escolas privadas.
“É para aqueles jovens que farão o Enem esse ano, e precisam de uma formação mais especializada, diferente daquilo que eles têm ali no terceiro ano do ensino médio, e que queiram realmente disputar de igual pra igual com um jovem que vem da escola privada. Então ele entra, ele se qualifica, ele tira uma boa nota no Enem, e fica aguardando tranquilo”, explicou o secretário.
Para participar, é necessário apenas estar inscrito no Enem 2023, estudar em escolas públicas e ter mais de 15 anos de idade. Além disso, segundo Nogueira, as aulas do cursinho serão às terças e quintas, nos horários das 13h30 às 17h, e das 18h30 às 21h30. Aos sábados no período matutino, das 8h às 11h30, será ofertado um aulão aberto para todos os alunos, – mesmo os que não estiverem inscritos no curso -, e o secretário também falou a respeito da didática que será empregada nas aulas.
“Nós temos aulas em todas as áreas envolvidas na prova do ENEM com os melhores professores. E nós sabemos que metade da nota do Enem é a redação, então, nós priorizamos essa matéria dentro do nosso cursinho para que os jovens tenham um preparo. E as aulas serão três vezes por semana, mas isso não quer dizer que nos outros dias não tem nada, porque nós vamos ter simulados e plantões com os professores para tirar as dúvidas”, ressaltou o secretário.
As inscrições para o curso vão até sexta-feira (07) e a Sejuv fica localizada na Rua 25 de dezembro, 994 no 3° andar, e também podem ser feitas no site da Secretaria Municipal da Juventude. Para tirar dúvidas, entre em contato com o (67) 3314-3577 ou nas redes sociais no @sejuv.
Além do curso preparatório para o Enem, a Sejuv também oferece capacitação para diversas áreas, com matérias que vão desde excel a agrologística, e um dos mercados que a secretaria busca capacitar os jovens para alcançar, é a Rota Bioceânica. Segundo o Secretário, houve a criação da plataforma Juventude na Rota, que busca auxiliar os jovens com formações que os ajudarão a ingressar no mercado que se abrirá futuramente.
“O Juventude na Rota visa preparar o jovem para os desafios e demandas que vão surgir por meio da rota bioceânica. Hoje falar um segundo idioma é um uma informação importante pro currículo, mas daqui a três anos, vai ser uma obrigação dos jovens em Campo Grande estarem fluentes num segundo idioma por exemplo. A tendência é que Campo Grande se torne competitiva com outras cidades, e então vão vir muitas multinacionais, muitas empresas e distribuidoras de produtos importados, e isso influencia toda a cadeia produtiva local e o jovem também, porque nós vamos precisar de jovens preparados para trabalhar nas indústrias e nas grandes empresas que virão e que vão demandar especializações interessantes Então, nós estamos trabalhando com sete eixos dentro do do projeto Juventude na rota. E um dos eixos é a agrologística, com cursos para capacitar esse jovem”, concluiu Nogueira.