A previsão do tempo indica estabilidade, com termômetros chegando a marcar 37°C em algumas regiões para esta semana no Mato Grosso do Sul. A umidade do ar seguirá baixa, variando entre 20% e 40%. As condições reforçam a importância de cuidados com a saúde, com hidratação constante e evitar a exposição ao sol durante os períodos mais quentes e secos do dia.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, de segunda (14) a quarta-feira (16), o tempo será firme em grande parte do Estado, graças à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que mantém o céu aberto e impede a formação de nuvens carregadas.
Apesar disso, não se pode descartar totalmente a possibilidade de chuvas isoladas e tempestades, devido à combinação de calor e umidade disponível, especialmente nas regiões sul, leste e sudeste.
Nas regiões sul, leste e sudeste, as temperaturas mínimas vão oscilar entre 19°C e 24°C, enquanto as máximas podem chegar a 36°C. Já nas áreas pantaneiras e sudoeste, o calor será ainda mais intenso, com mínimas de 26°C e picos de até 37°C.
No norte e bolsão do Estado, a variação será entre 22°C e 37°C, e na Capital, Campo Grande, os termômetros vão de 22°C (mínima) a 34°C (máxima).
A partir de quinta-feira (17) até sábado (19), a previsão é de mudança no cenário, com o avanço de uma área de baixa pressão atmosférica que deve aumentar a nebulosidade e trazer chuvas, tempestades com raios, ventos fortes e até granizo em alguns pontos.
A combinação de calor e umidade, juntamente com o deslocamento de cavados nos médios níveis da atmosfera, eleva as chances de condições mais severas no final da semana.
Texto por Redação Grupo Hora (com informações de Agência de Notícias)