No dia 22 de fevereiro, a Câmara Municipal de Campo Grande MS irá realizar o Seminário “Práticas Integrativas e Complementares no SUS: estratégias para seguir avançando”. O objetivo será aprofundar um tema com potencial para gerar um grande benefício à população de Campo Grande, que é a implantação da Política de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
Com articulação do vereador Dr. Lívio (PSDB), junto à Mesa Diretora da Câmara a realização do Seminário, esclarece que “apesar do Ministério da Saúde já reconhecer 29 práticas integrativas e complementares, o município precisa ter uma normativa própria, até mesmo para que possa contratar os profissionais especializados”. Ele complementa que “as práticas integrativas raramente são disponibilizadas aos usuários do SUS e os benefícios que elas podem proporcionar são inquestionáveis, pois podem contribuir muito no tratamento, na fase clínica, reduzindo o uso de medicação, dentre outros benefícios”.
Apesar do reconhecimento da importância destas práticas, Campo Grande apresenta poucas atividades ofertadas na rede pública de saúde, sendo que atividades como Biodança e Arteterapia encontram-se hoje associadas às atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e aos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS).
A programação começa às 8h e vai até às 17 horas, com palestras, apresentações culturais, exposição de painéis, mesa redonda e demonstrações ao vivo de algumas práticas.
*Com informações da assessoria