Senador Nelsinho Trad diz que Rota Bioceânica é prioridade

(Foto: Reprodução / Assessoria)

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) prometeu, como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), dar prioridade e tirar do papel o projeto da Rota Bioceânica, alternativa que vai ligar Mato Grosso do Sul ao Oceano Pacífico. A afirmação foi dada na segunda-feira (18) durante entrevista ao Bom dia MS da TV Morena.

De acordo com o parlamentar, o projeto será sua prioridade, ele também destacou que se sente escolhido nessa comissão para fazer a diferença para o Estado com a implantação do projeto do Exército de mais segurança na fronteira.

Segundo o senador, o projeto é estratégico ao Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Em relação ao Brasil, segundo o senador, o presidente Jair Bolsonaro manifestou interesse em construir duas pontes, em seu discurso na inauguração de obras da Itaipu, para dar andamento ao projeto que representa o desenvolvimento econômico ao País.

A proposta favorece principalmente Mato Grosso do Sul que terá acesso rodoviário ao Oceano Pacífico com a construção de ponte sobre o Rio Paraguai ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai. Além da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, será necessária outra travessia no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. De acordo com os dois países Brasil e Paraguai, serão custeados por ambos por meio da Itaipu Binacional. O custo estimado da obra seria de R$ 1 bilhão e a construção seria concluída em até três anos. 

Posse

Nelson Trad assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no dia 13 de março em Brasília. O seu vice é o senador Marcos do Val (PPS-ES) eles cumprem o biênio 2019-2020.

*Com informações do Correio do Estado