Por: Felipe Gotardo
Setembro amarelo é uma campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e outras entidades como o Centro de Valorização à Vida (CVV), que buscam trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. No Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte de pessoas com idades entre 15 e 29 anos no mundo.
No Brasil, em média 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano.
A terceira maior causa de suicídios são de homens entre 15 e 29 anos e a oitava maior causa são de mulheres na mesma faixa etária.
Falar sobre suicídio é importante, é uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.
Em entrevista à Rádio Hora o empresário e voluntario do GAV (Grupo Amor à Vida) Roberto Sinai o Professor e Pesquisador Capelão Reis e Célia das Irmandades Anônimas, debateram sobre o tema.
Entrevista a parir de 1:01:09
Em Campo Grande existem instituições, pessoas voluntarias e anônimas, que promovem ajuda as pessoas em situação de desespero e depressivas, que precisam de ajuda.
GAV – Grupo Amor à Vida – Telefones: 141 e 3383 – 4112 ou 4113
Neuróticos Anônimos – www.neuroticosanonimos.org.br