Setor Agro gera 14 mil empregos nos últimos quatro meses em MS e incentiva qualificação

(Foto: Reprodução)

Por: Felipe Gotardo

O superintendente do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Lucas Galvan, em entrevista no Jornal da Hora na manhã desta segunda-feira (24), falou sobre as oportunidades profissionais oferecidas pela instituição no agronegócio.

Segundo Galvan, nos quatro primeiros meses de 2019, o Senar fez em torno de 14 mil contratações em todo o Estado, desse total cerca de 40% são jovens com idade abaixo de 30 anos.

Para a inclusão de jovens no mercado agropecuário, o objetivo do setor é de ter investimentos maiores na tecnologia, visando à atuação de jovens que possuem mais facilidade com a tecnologia, mas para isso Gavan diz que é preciso ser regulamentada, algumas medidas do Plano Agrícola anunciada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O superintendente disse que dentre as oportunidades disponibilizadas para os jovens, há busca por profissionais que tenham uma formação técnica para exercer a função. O Senar disponibiliza mais de 200 cursos de formação técnica em Mato Grosso do Sul, oferecidos por sindicatos rurais para quem tenha interesse em trabalhar no setor.

Mato Grosso do Sul possui diversas escolas de formação de técnicos agrícola. Em Aquidauana o CERA (Centro de Educação Rural de Aquidauana) oferece cursos para formação técnica agrícola e em Campo Grande a E.M Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo também forma jovens para trabalhar no setor agrícola. Além destas outras escolas e instituições em MS formam e capacitam jovens para a área.

Há um ano e meio o Senar-MS inaugurou uma escola técnica na Embrapa Gado de Corte que disponibiliza cursos para formação técnica no meio agrícola, com formação de gestão em administração, gestão agrícola e informática para auxilio do Produtor Rural, Engenheiro Agrônomo, Médicos Veterinários e aos Zootecnistas.

Assista o programa desta segunda-feira e ouça a entrevista.