O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Juliano Wertheimer afirmou, em entrevista à Rádio Hora nesta quarta-feira (17), que o setor tem crescido e as tendências são positivas, entretanto falta mão de obra qualificada para realizar o trabalho.
“Temos vários cursos, mas às vezes não conseguimos fechar turma de garçom, por exemplo. Então você vê cursos gratuitos, de alta qualificação, e a gente não consegue fechar uma turma, por falta de interesse”, afirmou Wertheimer.
De acordo com levantamento da Abrasel divulgado em agosto, o setor vem recuperando as vendas e aumentando os lucros. Em julho, 37% disseram ter obtido lucro, a melhor marca do ano até agora. Outros 37% ficaram em equilíbrio. O índice de quem continua em prejuízo também caiu e passou de 29% em junho, para 26% em julho.
“O brasileiro tem saído muito mais de casa, vemos uma intensificação da vida noturna, e houve uma ótima retomada. Os postos de trabalho foram recontratados e aumentados e hoje temos um cenário muito positivo, mas com as dores do crescimento rápido de retomada, vem o apagão de mão de obra, e isso é uma coisa que sentimos no Brasil inteiro”.
Texto: Beatriz Rieger