Setor de serviços fica estável em maio após dois meses de alta, diz IBGE

No acumulado de janeiro a maio de 2024, o volume de serviços nacional cresceu 2,0% frente ao mesmo período do ano anterior

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O volume do setor de serviços do Brasil ficou estável em relação a abril e teve alta de 0,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (12).

O IBGE informou que, no acumulado de janeiro a maio de 2024, o volume de serviços nacional cresceu 2,0% frente ao mesmo período do ano anterior.

Já nos últimos 12 meses, a taxa acumulada é de 1,3%. Em maio, o setor de serviços se encontrava 12,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 0,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica (dezembro de 2022).

“Apesar da variação nula, houve disseminação de taxas negativas tanto em termos setoriais, como em termos regionais”, explica Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

Segundo o pesquisador, das cinco atividades da PMS, três apresentaram queda. O instituto destaca o setor de transportes, que recuou 1,6%. “Influenciado, principalmente, pela menor receita vinda do transporte aéreo, e, em seguida, do rodoviário coletivo de passageiros”, afirma Lobo.

Fonte: CNN