Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul participou da audiência pública que debateu o horário estendido nas UBSFs – Unidades Básica de Saúde da Família, que aconteceu na Câmara Municipal, na última quarta-feira (20). A audiência foi proposta pela Comissão Permanente de Saúde e presidida pelo vereador Fritz.
Na audiência, os servidores da área da saúde, por meio de seus sindicatos, reivindicaram melhores condições de trabalho, e reclamaram do número insuficiente de profissionais para definir a escala e também da falta de materiais nas unidades.
A presidente do SIOMS, Dra. Marta Brandão, pontuou que os servidores se dispuseram a fazer o trabalho da melhor forma, mas ainda não conseguiram chegar a denominador comum nas reuniões feitas com a Sesau. “Está faltando medicamentos e materiais. Além disso, é importante que o servidor seja respeitado. Na clínica da família, no Nova Lima e no Caiobá, os profissionais recebem adicionais. Mas, e nas outras 22 unidades? O servidor também tem família, tem seus horários e não tem como chefe da unidade chegar e simplesmente mudar horário”, reclamou.
Dra Marta também pontou que nenhum profissional está se negando a trabalhar, o que se cobra é respeito.
Participaram da audiência pública os representantes dos sindicatos dos médicos, enfermeiros, odontólogos, administrativos da saúde, Conselho Municipal de Saúde, conselhos distritais, gestores de unidades e Sesau – Secretaria Municipal de Saúde Pública, além dos vereadores Wilson Sami, Enfermeira Cida, Dr Cury e Pastor Jeremias Flores.
*Com informações da assessoria