O vereador Dr. Victor Rocha (PP) apresentou o Projeto Casa Rosa e defendeu a idade de 40 anos para início dos exames de mamografias, em reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que aconteceu em Brasília – DF, na última sexta-feira (16).
Segundo o vereador, o objetivo foi divulgar a Casa Rosa e fechar parceria entre as Casas Rosas, a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Conasems, para que mais mulheres tenham acesso à informações e tratamento em diversos locais do país. “Mostramos a possibilidade de zerar filas de consultas, biópsias e dar o diagnóstico de câncer em até 14 dias”.
Além disso, Rocha destaca que solicitou apoio para revisão da idade de início do exame de mamografia. De acordo com o Ministério da Saúde, é a partir dos 50 anos, mas o parlamentar pontua que a recomendação é a partir dos 40 anos. “Nós, da Sociedade Brasileira de Mastologia, recomendamos que seja anualmente, a partir dos 40 anos, a indicação de mamografia. Solicitamos apoio em relação à idade da mamografia na recomendação do Ministério da Saúde”.