Tarifa Zero no transporte público será discutido em Audiência Pública nesta sexta-feira

Com objetivo de discutir sobre a Tarifa Zero no transporte público em Campo Grande, a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, da Câmara Municipal de Vereadores, convoca população para Audiência Pública nesta sexta-feira (12), às 09h. 

Atualmente, mais de 105 cidades espalhadas pelo país adotaram o modelo de Tarifa Zero. O município de Maricá, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes a implantar com sucesso a Tarifa Zero, há uma década. 

O presidente da Comissão, vereador Profº André Luis (PRD), destacou em entrevista à Rádio Hora, que a proposta da Tarifa Zero é melhorar a qualidade do transporte público. Nossa preocupação é a de sempre, que é melhorar o fluxo do transporte em Campo Grande. A Tarifa Zero é importante porque ela impacta em vários aspectos na qualidade de vida, na saúde mental das pessoas, melhoria do trânsito, diminui o impacto na saúde”, destacou. 

“Existe hoje uma discussão em nível federal para que a tarifa, o transporte público, seja um direito constitucional, ou seja, ele seja garantido a gratuidade, então essa discussão vai trazer vários especialistas do Brasil, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Maricá, onde já existe a tarifa zero. Então, vamos pegar outras experiências para poder trazer essa discussão aqui para Campo Grande”, destacou o presidente da Comissão. 

Participarão da Audiência Pública o Deputado Federal Washington Quaquá (PT/RJ) que é Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Tarifa Zero e foi Prefeito na cidade de Maricá/RJ onde esse sistema da Tarifa Zero foi implementado pela primeira vez no país. Também estará na audiência o Deputado Federal Jilmar Tatto (PT/SP), vice-presidente da Comissão Parlamentar e a Deputada Federal Camila Jara (PT/MS).

Além dos parlamentares federais, participarão da Audiência Pública e farão uso da palavra: Gabriel Santos da Silva, representante do Ligados no Transporte; Wesley Ferro Nogueira, secretário executivo do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte – MDT; Daniel Santini, coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo, pesquisador com obras publicadas e mestrado no tema pela USP; e Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes – EPT de Maricá/RJ.

A Audiência será realizada no Plenário Oliva Enciso, da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão n. 1600, bairro Jatiúca Park e terá transmissão ao vivo pelo canal aberto da TV Câmara (canal 7.3) e pelas redes sociais (Facebook e Youtube).

texto da redação