“Temos a lei, mas não temos a prática”, diz Porto Vanderlei sobre desporto

Seguindo a pauta do esporte, nesta quinta-feira (29), o Jornal da Hora entrevistou o professor de educação física e advogado, Porto Vanderlei, que levantou questionamentos sobre o desporto e suas formalidades. Além disso, esteve presente no programa, o Dr. Mikimba e o vereador de Três Lagoas, Tonhão (MDB).

Com os Jogos Olímpicos em Tóquio 2020 em andamento, o assunto foi debatido durante a entrevista nesta manhã. Para o professor, é necessário discutir sobre políticas públicas e como são voltadas para o esporte. Com isso, foi levantada a discussão a respeito da Lei Pelé 9615/98, que anteriormente foi batizada como ‘Lei Zico’.

“A Lei Pelé passa para a sociedade a ideia do que é o desporto no Brasil… Só queria lembrar que a lei Pelé vem para apresentar que o desporto no Brasil ele abrange duas formalidades: o formal e informal”, pontuou. Ele destaca a importância dessa lei e a maneira como define o desporto, manifestando em quatro formas: educacional, participação, rendimento e formação. 

“Nós temos a lei, mas não temos a forma de manifestação tão significativa na prática. Na verdade, queremos colocar o desporto educacional como uma realidade”, enfatizou. 

De acordo com o Dr. Mikimba, no passado, principalmente nos anos 70/80, existia mais investimento nos professores de educação física, dando a entender que antigamente a profissão era mais valorizada.