Seguem até às 23h59 (horário de Brasília) as inscrições para o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), cuja data de realização deve ser adiada em pelo menos 30 dias, segundo decisão do MEC (Ministério da Educação). O boleto de pagamento da prova, gerado após preenchimento do cadastro, pode ser pago até esta quinta-feira (28). A taxa de inscrição é de R$ 85.
Neste ano, o Enem terá duas modalidades: a prova impressa, tradicional – que inicialmente seria aplicada em 1º e 8 de novembro – e a digital, com aplicação outrora prevista para 22 e 29 de novembro. A segunda modalidade, porém, já está com inscrições esgotadas.
Segundo o MEC, pelo menos por enquanto não foi anunciada nenhuma mudança na metodologia de aplicação e a estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.
Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.