Por: Felipe Gotardo
Neste fim de semana,o horário brasileiro de verão encera no Distrito Federal e mais 10 Estados Brasileiros. Assim, os relógios voltam o normal na Capital do país e nos Estados das regiões sudeste, sul e centro-oeste do Brasil.
À meia noite, na madrugada de sábado pra domingo, os moradores de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, e Distrito Federal terão que atrasar o relógio em uma hora.
Para evitar contratempos, principalmente se você trabalha no domingo ou se tem algum compromisso, o ideal é ficar atento às configurações do seu celular.
Os aparelhos costumam fazer a atualização do horário automaticamente, seguindo a configuração da rede da operadora, mas é importante ficar atento a isso pra certificar-se de que está tudo certo para não haver problemas com a mudança.
Vale lembrar então que, na madrugada de sábado para domingo é preciso atrasar os relógios em uma hora, ou seja, à 0h do domingo, os relógios devem voltar para as 23h.
O objetivo do funcionamento do horário de verão é para aproveitar os dias mais extensos da estação nas localidades mais afastadas da linha do Equador. Com isso, procura-se economizar energia elétrica nos horários de pico.
O Ministério de Minas e Energia afirma que a economia tem sido menos importante. “A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro”, disse a pasta no ano passado, em relação à economia de 2017.