No ultimo sábado (7) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para a onda de calor. No domingo (8), o Instituto emitiu aviso para os 79 municípios do Estado alertando para os índices de umidade do ar que ficaram entre 20% e 12%.
A semana começa com predomínio de calor em todo o estado. A temperatura máxima poderá chegar aos 41°C em algumas cidades.
Em Campo Grande, o céu ficará claro com névoa seca, a temperatura máxima será de 38°C. A umidade relativa do ar ficará na casa dos 20%. Em Dourados, Ponta Porã, Mundo Novo, Naviraí, Jateí, Paranhos, Sete Quedas e Angélica, a previsão também é de céu claro durante todo o dia. A máxima poderá chegar aos 39°C.
Nesta segunda para as cidades das regiões leste, norte e oeste, a previsão é a mesma, de céu claro e névoa seca. A máxima poderá chegar aos 41°C. A umidade relativa do ar para todas as regiões do estado vai ser muito baixa, chegando a 15%.
O calor e o tempo seco continuam durante toda a semana. As temperaturas podem chegar a 43°C no Pantanal e no norte do Estado. Na capital, as temperaturas ultrapassam a casa dos 30°C e chegam 40°C na próxima quarta (11).
De acordo com a meteorologia, as altas temperaturas são reflexo de uma onda de calor que atinge o Estado e eleva as temperaturas em 5 graus Celsius acima da média. A chuva só deve chegar no fim da semana.
Amanhã, a máxima pode chegar aos 42ºC em algumas cidades do estado, em Campo Grande a máxima será de 39ºC com a umidade na faixa dos 15%. Na quarta-feira, as chuvas isoladas podem atingir o extremo sul sudoeste, mantendo-se a baixa umidade nas demais regiões e o calor ainda na casa dos 42ºC.